Pisares


Saw IV - A Revelação

Mais uma sequela da saga de Saw, desta vez explorando as motivações e as razões por detrás das acções de Jigsaw.

Poucas ou nenhumas são as sequelas de filmes que superam o original e este Saw IV não foge à excepção. Depois de tudo aquilo que nos foi apresentado no primeiro filme da saga, a fasquia ficou inalcançável, no entanto isto não quer dizer que o quarto filme seja um fracasso.

Saw IV pouco nos apresenta de novo. O sadismo latente, o jogo psicológico entre a vítima e o espectador, os quebra-cabeças e os mecanismos de tortura excêntricas mantêm-se os mesmos. Contudo, esta sequela apresenta-nos também o lado legítimo de Jigsaw, o motivo dos seus jogos e as razões intrínsecas por detrás de todo o argumento dos filmes anteriores. Toda a acção do filme é entrecruzada com base em flashbacks que visam o passado de Jigsaw e o aparecimento de outras personagens. Todavia, a nova abordagem, do lado mais humano de Jigsaw, consegue dar uma novo fôlego ao argumento, prejudicando, contudo, a continuação da saga.

De facto, este filme não conseguiu ser tão gore, como os anteriores. Há algo que falta, sem perceber o quê. Ou talvez seja o facto de o espectador já estar tão habituado ao horror comum dos filmes Saw que sentem uma necessidade crescente em termos de cenas de sangue, cujo argumento actual não consegue superar.

Tirando isso, podemos elogiar a excelente interpretação de Tobin Bell, que continua a dar cartas (mais uma vez), com a sua postura séria e impenetrável, mas ao mesmo tempo com uma actuação enigmática, que tanto nos leva a temê-lo, como a compreendê-lo.

A parte final do filme leva-nos, momentaneamente, a temer a continuação da saga, pelo menos ao nível da qualidade que nos habituou. Se olharmos pelo lado óbvio, podemos dizer que neste filme, a trama segue uma narrativa linear, que culmina numa conclusão demasiado objectiva e explícita: a revelação directa do novo discípulo de Jigsaw. Se olharmos por outro lado, podemos pensar que o quarto filme não segue uma lógica e uma narração assim tão linear, chegando a passar-se praticamente ao mesmo tempo que Saw 3. A última cena do filme, também faz prever (olhando por um outro prisma) que o quinto filme da saga não se vai passar por ordem cronológica, mas que será anterior ao Saw 4, narrando o motivo que levou o detective a tomar as suas acções ou se realmente aquilo que nos é levado a ver, corresponde à realidade. Tudo questões de perspectiva, tudo questões que apenas serão respondidas em Saw 5.

Quanto a Saw 4, longe de ser uma obra-prima do cinema, levando em conta os limites que a ocasião obriga não tem um argumento assim tão mau. E conseguiram o impensável: continuar a saga de Jigsaw, sem o mesmo e sem contudo se notar a sua ausência.

Etiquetas:

3 Comentário(s) “Saw IV - A Revelação”

  1. # Blogger Luisa Oliveira

    Nunca tinha visto nenhum e, sinceramente, achei de uma violência barata sem quê nem porquê.

    Enfim, não é o meu tipo de filme (de todo). O que, claro, não quer dizer nada senão isso mesmo: o facto de não ser o meu tipo de filme.  

  2. # Anonymous Anónimo

    eu numca tinhah vistu um filme q mi desse arrepio quanto aos jogos motais, mai o 5 é beim melhor
    teim + emoção
    mas esse filme é ótimu
    assisteim  

  3. # Anonymous Bárbara

    Para mim é um dos melhores filmes ke ja vi, ja vi todos, agora so espero o 6 para ver! AMEIII nao vejo a hora de chegar a Outubro para ir ver ao cinemaaa.. IARUUUU JIGSAWWWWWW  

Enviar um comentário



© 2006 Pisares | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health