Rodrigo Leão - Portugal, um retrato social
0 Comentário(s) Pisado por Tiago Ramos em quarta-feira, 5 de março de 2008 às 23:04.“Portugal, um retrato social” foi um documentário emitido pela RTP que pretendia ser retrato da sociedade portuguesa contemporânea. Tenta responder às perguntas mais simples. Quem somos? Onde vivemos? Como trabalhamos? Que saúde, que educação e que justiça temos? Apesar de ser um excelente documentário, não é acerca dele que falo.
“Portugal, um retrato social” é também o nome da banda sonora do mesmo, inteiramente da autoria de Rodrigo Leão. Confesso que de início me pareceu uma tarefa megalómana para ele. Rodrigo Leão, ao ser abordado num primeiro momento por Joana Pontes (realizadora) e pelo autor António Barreto, deixou-se levar pelas memórias da sua infância, surpreendentemente avivadas pela imagem ténue de uma escola.
Esta banda sonora revela a essência de Rodrigo Leão. O convite de António Barreto permitiu a total liberdade do autor para a composição da banda sonora, feita a pensar num trio de cordas, acordeão e sintetizadores. Para além do genérico e de um tema que ilustrou a questão da imigração, Rodrigo Leão concebeu sete temas principais, um para cada episódio.
Ao todo, são dezoito apontamentos que remetem para um imaginário citadino e cosmopolita como que recriando a série mas agora sem imagens reais.«Portugal, um Retrato Social» não é um apelo ao sonho mas sim à capacidade de resumir a sociedade em mil e uma caras. Esta banda sonora como que concretiza uma vontade de musicar retratos com a carga dramática que se lhe conhece, ou não fosse o mais importante compositor contemporâneo nacional.
Rodrigo Leão não altera o estilo de composição que já lhe conhecíamos anteriormente mas junta a alma pop a uma personalidade instrumental indesmentível. No disco, vai directo ao assunto sem grandes rodeios o que o torna muitíssimo agradável.
Um disco que se mostrou das melhores revelações dos últimos tempos.
Etiquetas: Crítica Discográfica
0 Comentário(s) “Rodrigo Leão - Portugal, um retrato social”