Pisares


O Vendedor de Passados

Este livro, de José Eduardo Agualusa, apresenta uma primeira particularidade: é narrado por uma osga que já havia sido humana. Esta mora em casa de Félix Ventura, um homem que vende passados a figuras importantes, isto é, pessoas com um futuro promissor mas às quais falta um bom passado.
Félix Ventura é um negro albino, de Luanda, Angola, onde decorre a acção. Um dia descobre a osga na sua janela e apercebe-se de que ela ri. De facto, há espécies de osgas que emitem um ruído semelhante ao riso humano. Nela, Félix encontra um verdadeiro ouvinte, com quem partilha histórias, sonhos e emoções.
Através do título poder-se-á pensar que este livro é um enredo confuso e cheio de acção, o que não acontece. Essa característica dá-lhe um toque especial, no meio de descrições perfeitas de paisagens naturais e uma crítica bem humorada à sociedade angolana, entre outras preciosidades.
Assim, com um enredo muito simples, este livro encerra em si uma grande reflexão acerca das nossas vivências e memórias, do nosso passado e dos nossos sonhos.
Vai para a minha lista de livros favoritos. Porque nos prende, porque ensina, porque faz reflectir, porque faz rir.
Foi galardoado com o Prémio Independent - Ficção Estrangeira.
A memória é uma paisagem contemplada de um comboio em movimento. Vemos crescer por sobre as acácias a luz da madrugada, as aves debicando a manhã, como a um fruto. Vemos, além, um rio sereno e o arvoredo que o abraça. Vemos o gado pastando lento, um casal que corre de mãos dadas, meninos dançando o futebol, a bola brilhando ao sol (um outro sol). Vemos os lagos plácidos onde nadam os patos, os rios de águas pesadas onde os elefantes matam a sede. São coisas que ocorrem diante dos nossos olhos, sabemos que são reais, mas estão longe, não as podemos tocar. Algumas estão já tão longe, e o comboio avança tão veloz, que não temos a certeza de que realmente aconteceram. Talvez as tenhamos sonhado. Já me falta a memória, dizemos, e foi apenas o céu que escureceu.

Etiquetas:

2 Comentário(s) “O Vendedor de Passados”

  1. # Blogger Tiago Ramos

    Achei muito interessante o conceito. Nunca li nada do Agualusa, talvez um dia destes compre algo dele.

    Gostei da crítica.*  

  2. # Blogger Maria João

    Este também foi o primeiro livro que li dele. Adorei, mesmo!

    Obrigada : ) *  

Enviar um comentário



© 2006 Pisares | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health