Pisares


A Bússola Dourada

Tendo lido a trilogia de Philip Pullman, His Dark Materials, que deu origem a este filme, penso que este está muito bem adaptado. Os três livros que constituem esta saga são, provavelmente, os três livros que mais gostei de ler até hoje. Pela imaginação, pela acção, pelas surpresas, pelo sentimento e por todos os Mundos que fazem parte dele.
A Bússola Dourada, o filme, partiu de Os Reinos do Norte (o livro) e conta-nos a história de uma rapariga, Lyra Belacqua, de 12 anos, que possui um dom único - é capaz de ler um aletiómetro, também conhecido como bússola dourada, que descreve a verdade. Uma das particularidades desta história é a existência de Mundos paralelos ao nosso. No Mundo de Lyra, todas as pessoas têm génios (demónios no filme), animais que acompanham sempre a pessoa e que são uma espécie de alma. Este facto dá bastante emoção à história em cada aventura.
A acção desenrola-se em volta de uma aventura em busca de crianças desaparecidas, raptadas pelos Gobblers, entre eles dois amigos de Lyra. Ursos polares, ciganos e a própria Lyra têm um papel fundamental na luta contra as experiências a que as crianças estão sujeitos no Norte gelado.
Com um elenco de luxo que conta com Nicole Kidman e Daniel Craig e com revelações surpreendentes, este filme desenha-se fabuloso. Ainda mais com auroras boreais e o misterioso . E mais aventuras ainda estão ainda para vir nos próximos dois. Ainda mais maravilhosas. Acreditem.

- Está a cair - explicou Lorde Asriel -, mas não é luz. É Pó.
Algo na forma como ele proferiu aquela palavra fez com que Lyra imaginasse a palavra "Pó" com letra maiúscula, como se aquele não fosse um pó normal. A reacção dos Académicos confirmou a sensação que ela tivera.

Philip Pullman, Os Reinos do Norte

Etiquetas:

2 Comentário(s) “A Bússola Dourada”

  1. # Blogger Tiago Ramos

    Gostei da crítica, mas eu não aprecio muito os filmes desse género. : )

    Muito bem, Maria!  

  2. # Blogger Maria João

    ^^
    Obrigada, Tigui! : )  

Enviar um comentário



© 2006 Pisares | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health