A Bússola Dourada
2 Comentário(s) Pisado por Maria João em segunda-feira, 17 de dezembro de 2007 às 12:27.


A Bússola Dourada, o filme, partiu de Os Reinos do Norte (o livro) e conta-nos a história de uma rapariga, Lyra Belacqua, de 12 anos, que possui um dom único - é capaz de ler um aletiómetro, também conhecido como bússola dourada, que descreve a verdade. Uma das particularidades desta história é a existência de Mundos paralelos ao nosso. No Mundo de Lyra, todas as pessoas têm génios (demónios no filme), animais que acompanham sempre a pessoa e que são uma espécie de alma. Este facto dá bastante emoção à história em cada aventura.
A acção desenrola-se em volta de uma aventura em busca de crianças desaparecidas, raptadas pelos Gobblers, entre eles dois amigos de Lyra. Ursos polares, ciganos e a própria Lyra têm um papel fundamental na luta contra as experiências a que as crianças estão sujeitos no Norte gelado.
Com um elenco de luxo que conta com Nicole Kidman e Daniel Craig e com revelações surpreendentes, este filme desenha-se fabuloso. Ainda mais com auroras boreais e o misterioso Pó. E mais aventuras ainda estão ainda para vir nos próximos dois. Ainda mais maravilhosas. Acreditem.
- Está a cair - explicou Lorde Asriel -, mas não é luz. É Pó.
Algo na forma como ele proferiu aquela palavra fez com que Lyra imaginasse a palavra "Pó" com letra maiúscula, como se aquele não fosse um pó normal. A reacção dos Académicos confirmou a sensação que ela tivera.
Philip Pullman, Os Reinos do Norte
Etiquetas: Crítica Cinematográfica
Gostei da crítica, mas eu não aprecio muito os filmes desse género. : )
Muito bem, Maria!
^^
Obrigada, Tigui! : )