Pisares


O Velho e o Mar

Li este livro por insistência da minha professora de Português para que eu participasse no concurso do projecto do Plano Nacional de Leitura (LER +).
Apesar de estar cheia de trabalhos e de testes e de testes intermédios, ela inscreveu-me e, para realizar a prova, tive que ler dois livros: O Velho que Lia Romances de Amor, de Luis Sepúlveda e O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway.
O Velho e o Mar conta a história de um velho pescador, Santiago, que luta com um peixe-espada gigante em alto mar, na Corrente do Golfo. Santiago não pescava nada à 3 meses, sentindo-se sem sorte, até que um rapaz lhe dá uma isca, dando-lhe também esperança.
Hemingway descreve de uma maneira única, fazendo os leitores sentir que estão no local a viver a acção, apesar de, por vezes, as descrições serem muito intensas.
A mensagem do livro é o mais importante: a determinação e a insistência contra as forças da Natureza, a coragem, a luta com a própria vida.

Depois, descansou encostado à proa. Descansou sentado no mastro desarmado, e fez por não pensar, aguentar apenas.

Ernest Hemingway, O Velho e o Mar

(E já aí vem a distrital do LER +!)


Etiquetas:

2 Comentário(s) “O Velho e o Mar”

  1. # Blogger Tiago Ramos

    O velhinho livro que dei no 9.º ano. :)
    História interessante no fim, mas muito maçadora no seu enredo. Isto é a minha opinião, mas é Hemingway e pronto, todos o adoram. (Eu não, pelo menos neste livro).

    Boa sorte.*  

  2. # Blogger Maria João

    Ehehe :)
    Pois, também concordo... Tive que o ler numa tarde e confesso que lá para o meio as descrições eram um bocado exageradas : | "apesar de, por vezes, as descrições serem muito intensas." xD
    Enfim.
    Obrigada! Já não consigo outro 1º, de certeza, até porque agora o número de livros vai aumentando até à nacional... ^^
    Beijinho (: *  

Enviar um comentário



© 2006 Pisares | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health