Pisares


Alice

Uma narrativa sem acção e pesada. Uma inegável obra-prima do cinema português.

Alice tem dois protagonistas: Nuno Lopes e Lisboa. Nuno Lopes tem inquestionavalmente das maiores interpretações de sempre do cinema português. Lisboa tem o retrato oculto mais correcto dos últimos anos. Ambos vivem em extrema solidão.

Marco Martins, nesta sua primeira longa-metragem, quase se arriscou a ficar sem filme. Afinal o realizador e argumentista, eliminou ao máximo todos os conceitos cénicos e dramatúrgicos, expondo-nos a um retrato nu e cru da solidão e da ausência. Alice baseou-se no desaparecimento do jovem português Rui Pedro e da eterna busca solitária e obsessiva da sua mãe, mas não deve ser reduzido a isso.

alice

Alice é um filme negro e escuro, como é a ausência. O filme aborda o vazio, através do comportamento obsessivo de Mário (Nuno Lopes), que busca a sua filha, após o seu desaparecimento, seguindo todos os dias os mesmos passos aquando o desaparecimento de Alice. Nuno Lopes tem uma prestação singular e única, deprimente até, lidando de forma cruel com as emoções do espectador.

Interessante também são as temáticas abordadas por Marco Martins, que vão além do desaparecimento e busca de uma criança, explorando ao máximo a vertente humana das suas personagens. Alice explana o modo como várias personagens lidam com a solidão e a ausência, através de Mário. Todos eles vivem em solidão, servindo-se da agonia de um pai em busca de uma filha, para colmatar a ausência que eles mesmo sentem. A privacidade e o Big Brother, explorados por Orson Welles, são subtilmente abordadas no filme, sob a forma do sistema de vigilância com câmaras instaladas em pontos estratégicos de Lisboa, de forma a Mário conseguir vigiar as pessoas e notar qualquer pormenor que o conduza a Alice.

alice03

Lisboa é aqui descrita, longe do romantismo habitual, mas com uma descrição realista de uma cidade escura e fria, uma cidade que lhe levou a criança. A dada altura do argumento existe um choque enorme entre Mário e Lisboa e que atinge o seu auge a meio do filme.

Alice pode-se tornar um filme monotonamente constante, assente em flashbacks pouco narrativas, quase sem diálogos ou monólogos. Afinal, Alice é um filme sobre a ausência e que melhor metáfora para isso que o silêncio? Marco Martins aproximou-se dos limites daquilo que podemos considerar um filme e conseguiu-o com uma mestria invejável. Mais um ponto a favor será sobretudo a banda sonora de Bernardo Sassetti, que ajuda a aumentar a beleza do argumento.

Fascinante também é narrativa aberta com que o realizador nos brinda, forçando-nos a tomar uma decisão, levando o espectador a assumir múltiplos finais, para tranquilizar a sua mente.

Etiquetas:

0 Comentário(s) “Alice”

Enviar um comentário



© 2006 Pisares | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health