Pisares


O Enigma de Fermat

O Enigma de Fermat é mais um exercício mental, que propriamente um filme banal, acabando por ser mais uma demonstração do cada vez mais influente cinema espanhol.
O enredo fala sobre quatro matemáticos que não se conhecem e que são convidados por um misterioso anfitrião denominado Fermat, para comparecer a um encontro num lugar isolado, sobre o pretexto de decifrar um grande enigma. Uma vez ali, os quatro descobrirão que suas vidas estão em risco e que o enigma a desvendar será como sobreviver a uma engenhosa armadilha.

null

Através d’O Enigma de Fermat e tendo como exemplos, filmes como O Labirinto de Fauno e o recente [REC], apercebemo-nos que o cinema europeu, nomeadamente o espanhol, tem feito uma aproximação às fórmulas americanas de sucesso, sem contudo trazer detrimento para os argumentos.
O filme obtém interpretações excelente dos actores que são os quatro principais intervenientes do mesmo. Todo o elenco apresenta excelentes traços psicológicos nas personagens, transmitindo todo esse realismo aos espectadores. O facto de o filme ser compacto, ajuda a manter a tensão assente na resolução dos enigmas matemáticos e lógicos, que lhes garantem a sobrevivência.

null

O cenário é simples e claustrofóbico, o que permite o constante suspense do argumento. Contudo não nos podemos distanciar da semelhança de O Enigma de Fermat aos sucessos mundialmente conhecidos, como Saw e Cube. Esta é uma prova do fervilhar de ideias do cinema espanhol e destes dois realizadores: Luis Piedrahita e Rodrigo Sopeña.
Um outro ponto alto e de grande interesse é o sítio oficial do filme, onde os amantes da matemática terão uma agradável surpresa.
O Enigma de Fermat é um excelente filme, altamente aconselhável.

Etiquetas:

1 Comentário(s) “O Enigma de Fermat”

  1. # Blogger Luisa Oliveira

    Li o último post da Maria e depois fui passando para baixo, para ver as novidades que aqui havia desde a última vez que cá pus os olhos (já foi há tempo demais). Outro filme espanhol. Outro grande filme espanhol. É como tu dizes, a forma melhora sem que o conteúdo se estrague (e não é fácil isso, nada fácil). Eu também gostei, embora, a certa altura, tenha sido um bocadinho previsível - ou, se calhar, já sou eu a pôr a bolinha demasiado alto.  

Enviar um comentário



© 2006 Pisares | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health