Pisares


Os Maias

Retrato da alta sociedade de Lisboa no século XIX, Os Maias, de Eça de Queirós, é uma das mais conhecidas obras deste escritor. É apresentada a história de três gerações da família Maia: de Afonso, de Pedro e de Carlos.
O desenrolar da acção centra-se em Carlos, após uma analepse da vida de Pedro da Maia, seu pai.
Pedro da Maia casa com Maria Monforte contra a vontade de Afonso, de quem se separou. Tiveram dois filhos, uma rapaz e uma rapariga. No entanto, quando um dia receberam um italiano que Pedro feriu acidentalmente na caça, tudo mudou. Maria fugiu com o italiano, levando consigo a menina. Pedro fica, assim, com Carlos, indo para casa de Afonso, muito abalado, onde recebe todo o conforto do pai. Pouco depois, suicida-se.
A história vai-se desenvolvendo com a infância, as brincadeiras, a juventude, os estudos, as paixões de Carlos. Formado em Medicina, abre um consultório. Num grandioso dia de Sol, tudo mudou quando avistou uma senhora, na rua, de cabelos aparentemente louros e muito brilhantes. Foi o início de um grande amor mas também de grandes revelações que viriam mudar a sua vida.
Eça de Queirós apresenta uma grande capacidade descritiva e a sua atenção foca-se na tal "alta sociedade", que retrata de forma esplêndida, com todos os pormenores.

Etiquetas:

2 Comentário(s) “Os Maias”

  1. # Blogger Tiago Ramos

    Como sabes sempre gostei muito de Os Maias e adorei a tua crítica, está muito bem conseguida.
    ^^ Adorei mesmo. Parabéns.  

  2. # Blogger Maria João

    Oh, obrigada! :)  

Enviar um comentário



© 2006 Pisares | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health