Pisares


Coldplay

Há músicas que nos tocam dada a sua composição ou letra, ou ambas as coisas. Mas são casos isolados, pois quantos de nós gostam de todas as faixas de um mesmo álbum? É muito raro isso acontecer, mas no caso dos Coldplay isso acontece. É o que posso chamar de a banda da minha vida.

Formada em 1998, Coldplay é uma banda de rock/britpop conhecida pelas suas músicas melódicas e letras intimistas. Na minha opinião tem influências de U2, R.E.M., Pink Floyd, John Lennon, The Smiths, Johnny Cash, entre outros.

Tenho todos os álbuns e singles da banda, incluindo os menos conhecidos como o Lado B do álbum A Rush Of Blood To The Head ou EP's da banda ao vivo. Os seus álbuns recebem boas críticas mundiais, tendo o último álbum "X&Y"  arrecado galardões (mas menos unânime que o álbum antecessor) e uma digressão milionária (Twisted Logic Tour) que passou também por Portugal. "X&Y" é considerado por Chris Martin como uma referência aos pontos altos e baixos do seu quotidiano.

Das suas músicas destaco "Yellow", "The Scientist", "In My Place", "Trouble", "Speed Of Sound", "A Rush Of Blood To The Head" e "What If", mas claramente não posso deixar nenhuma de fora. Apesar de sempre dar mais importância à letra do que à composição, os Coldplay são das raras bandas que eu conheço todas as músicas de cor, gostando tanto da letra como da música. Muitos dos acordes musicais são de bradar aos céus e revejo-me muito nas suas letras melancólicas.

Destaco também o carácter solidário-político da banda que participa activamente de campanhas como a da Amnistia Internacional e outras. De interessante notar que apesar de serem uma banda de sucesso mundial, não querem desvirtuar o significado das suas músicas, tanto que apesar de alguns dos seus singles terem surgido em bandas sonoras (Peter Pan, Gar den State, The Last Kiss, Roswell, Six Feet Under e novelas), não permitem que elas sejam usadas em campanhas publicitárias. Já recusaram contratos milionários com Gatorade, Diet Coke, e The Gap, que queriam usar as músicas “Yellow”, “Trouble”, e “Don’t Panic” respectivamente.

Do seu próximo álbum pouco se sabe, mas suspeita-se que possa ser lançado em Fevereiro de 2008. "Mining on the Moon", "The Butterfly", "The Fall of Man" e "Bucket for a Crown" são as quatro músicas novas das quais já se conhece o título. Brian Eno já foi referido como produtor deste próximo quarto álbum.

Site Oficial da Banda - www.coldplay.com

MySpace Oficial da Banda - www.myspace.com/coldplay



Classificação:

Etiquetas:

3 Comentário(s) “Coldplay”

  1. # Blogger Maria João

    :O Sabes o que é eu estar a ler e a pensar que isto é exactamente muito do que eu escreveria sobre os Coldplay? Sem dúvida a banda da minha vida, também! : D
    Adorei!  

  2. # Blogger Tiago Ramos

    :o
    Sei sim, sei que adoras também!*
    Coldplay Forever! :D  

  3. # Blogger Big Braian

    Coldplay,todas as composições, os integrantes,todas as letras da banda...tudo isso faz parte de mim,sou fã,se posso dizer,número um de coldplay.
    Coldplay te amoo!  

Enviar um comentário



© 2006 Pisares | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health